O que é assoalho pélvico? Por que é importante cuidar do seu?

O assoalho pélvico é o chão da nossa pelve, se localiza na parte inferior da pelve (osso do quadril), é formado por uma série de músculos em forma de funil, possui 3 orifícios (a uretra, vagina e o ânus) e sustenta os órgãos abdominais (bexiga, útero e intestino).

Além de sustentar nossos órgãos internos, essa musculatura nos mantem continentes (de urina, fezes e gases), tem função na estabilização da coluna lombar e influencia a função sexual. Todas essas funções são relacionadas à força e, para o parto normal, essa musculatura precisa alongar-se – funções conflitantes mas ao mesmo tempo harmoniosas na mulher.

Como qualquer outro músculo do corpo humano, o assoalho pélvico precisa ser exercitado e é isso que se aprende na Fisioterapia Pélvica. Apresentando ou não qualquer sintoma de disfunção, é importante saber exercitar o assoalho pélvico para prevenir tais disfunções durante as gestação, já que o peso sobre a musculatura aumenta e a força requisitada ao assoalho pélvico vai aumentando também.

A fisioterapia pélvica também diminui a chance de ter laceração perineal durante o parto normal, pois sabe-se que um músculo mais forte tem menor chance de lacerar. Quanto à função sexual, o fortalecimento melhora o tônus muscular dando maior prazer para à mulher e à parceria.

Além de tudo isso, os exercícios perineais evitam que, com o avançar da idade e as alterações hormonais comuns ao envelhecimento e menopausa, haja disfunções de funcionamento do assoalho pélvico.

Texto:  Juliana Kubotani
Fisioterapeuta Pélvica –  Crefito 3/115605 – F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.