Fazer pilates durante a gestação é uma ótima oportunidade de exercício, principalmente porque com a prática, o corpo da grávida vai responder melhor às mudanças corporais, como o aumento da barriga, ganho de peso e alterações hormonais.
A fisioterapeuta Mariana Mazzei, especializada em pilates e saúde da mulher na Casa Moara, diz que os exercícios ajudam a amenizar possíveis dores e desconfortos na coluna. “Os níveis de estresse também são reduzidos, já que a prática de exercícios melhora a autoestima e o humor. O funcionamento dos intestinos e da parte circulatória são beneficiados”, explica a fisioterapeuta.
Na Casa Moara, as atividades acontecem no solo, ou seja, sem aparelhos e a prática promove também o fortalecimento do períneo de forma natural e gradual prevenindo, por exemplo, a incontinência urinária. “Além de melhora da postura, força, equilíbrio, flexibilidade e melhoria da capacidade respiratória”, diz Mariana.
As aulas são voltadas para gestantes em qualquer idade gestacional. As aulas podem ser iniciadas a partir da liberação médica. Mulheres que já praticam exercícios antes da gravidez, podem iniciar já no primeiro semestre enquanto as sedentárias normalmente começam as aulas no segundo trimestre. “Desde que esteja bem de saúde, qualquer gestante de baixo risco pode fazer”, comenta.
Os exercícios, ressalta a fisioterapeuta, são adaptados para cada mulher, em decorrência do tempo de gestação e aptidão física. As aulas de pilates funcional são feitas a partir de associação de diversas técnicas e cuidados específicos na gestação. “Abrange fisioterapia obstétrica, método pilates, cinesioterapia, exercícios respiratórios e proprioceptivo”, diz.